terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo

Unidade4_ativ_2B_polianaar
Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Instituição: Escola Estadual Denise Gomide Amui

Autora: Poliana André Rangel

Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final: 5º ano

Componente Curricular: Matemática

Tema: Geometria

Título: Geometria Plana e Espacial

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Matemática, leitura, escrita e digitação de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de imagens na tela do computador;
• Despertar o gosto pela leitura e escrita através das imagens e sons com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;
• Utilizar os recursos do editor de imagem (paint) para criação dos desenhos e as figuras geométricas;
• Reconhecer retas paralelas, inclinadas, verticais e horizontais;
• Identificar figuras planas e espaciais;
• Classificar polígonos quanto a medidas dos lados;

Duração das atividades: 01 semana

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão ter conhecimentos sobre posições de duas ou mais retas para poder identificá-las e classificá-las quanto suas disposições, além de compreender as características principais de figuras geométricas planas e espaciais.

Estratégias e recursos da aula
Os alunos iniciarão o desenvolvimento desse projeto com uma pesquisa na internet, para coletar mais informações sobre retas paralelas, verticais, inclinadas e horizontais. Logo após, pesquisaram e observarão as formas geométricas das figuras planas e espaciais para então ir a campo observar o emprego desses conceitos matemáticos empregados no cotidiano. Enquanto vão encontrando as formas empregadas nos objetos que estão presentes no dia-dia, alguns dos alunos deverão registrando todos os momentos em uma máquina digital.

Recursos Complementares
Os recursos tecnológicos a serem utilizados nesse projeto serão: computador/internet, máquina digita, calculadora.

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer do projeto, através de questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.

Referências bibliográficas:
• www.cienciamao.usp.br/.../exibir.php?...geometriaplanaeespacial - Em cache
• www.bussolaescolar.com.br/matematica.htm - Em cache - Similares
• http://www.somatematica.com.br/areas.php
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Retas_paralelas
• http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm
• http://www.somatematica.com.br/fundam/poligon.php
• http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina4.html
• http://www.google.com.br/

domingo, 5 de dezembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Unidade4_ativ3_polianaar

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo


"O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, um percurso que deve ser realizado. Neste contexto, a escolaridade, via conteúdos expressos no currículo, é o meio pelo qual o aluno se apropria dos conteúdos significativos, de forma progressiva, galgando degraus rumo à completa escolarização."

As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construção de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial. Com chats, correio eletrônico pode manter contato, fazer troca de experiências. Sendo indispensável à mudança de postura de professor, escola e sistema educacional. O ideal seria que a escola dispusesse de todos os recursos existentes na sociedade.
Para Almeida e Prado "adotar a concepção de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem. Assim, através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se inter-relacionam e dão o mote para o desenvolvimento do currículo concebido como construção social (GOODSON, 2001), cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão, produção de identidades (PACHECO, 2001) e de conhecimentos resultantes dos diversos processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações sociais.”.
E complementa que é fundamental “a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias." Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, considerando atingir objetos com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.
O trabalho por projetos, que em parceria de professor e aluno, baseia-se nas experiências do aluno, prevendo aspectos diferentes que podem surgir, e realizados por meio de comparações, reflexões, tornando certeza e dúvidas e vice-versa, possibilita ao aluno resignificar seus conhecimentos. Para isso contribui a "mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais."( ALMEIDA e PRADO).

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SITES: RIO ARAGUAIA E SUA BELEZA...

Sites do Rio Araguaia e sua Beleza:
• youtube.com - Vídeos relacionados
• vídeos.sapo.pt - Vídeos relacionados
• video.google.com - Vídeos relacionados
• metacafe.com - Vídeos relacionados
• youtube.com - Vídeos relacionados
• jrholanda.wordpress.com - Vídeos relacionados

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das Tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
O texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo tendo medo de ousar, medo do novo.
Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz. Pra que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverá usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula.
Acredito que usando computadores e internet nas atividades curriculares o ensino se torna mais atraente e mais real diante das novas exigências porque o aluno ao interagir com o mundo usando as mídias digitais ele termina sendo autor daquilo que escreve, como por exemplo, ao usar um blog ou e-mail e/ou outras tecnologias, e ao trocar informações, constrói conhecimentos, levando o aluno a aprender. Neste aspecto, a mudança na atuação docente é o cuidado que devemos ter mediando o ensinar da escola (formal) com esse novo aprender informal das tecnologias, que são formas autônomas e independentes de produção; e, termos o cuidado para que este aprender não se torne num mundo paralelo ao da escola. E, que com o uso adequado dessas tecnologias a escola vai poder melhorar muito quanto a questão do interesse de aprender do aluno, fazendo uma escola mais próxima da vida real.
Pedro Demo vem completar essa idéia em sua entrevista, “a vida real não é arrumadinha, nosso texto que é assim”, isto vem nos chamar a atenção para outras formas de escrever fora da escola que é muito mais atrativa e sedutora, pois não tem regras preestabelecidas, sem dizer que é bem mais dinâmica e mais fácil por ser informal. E por que a gente não aproveitar e engajar no currículo escolar essas atividades com uso do computador e internet no dia a dia de sala de aula? Se é tão corriqueiro e normal esse aprender na vida de nossas crianças?
Ao refletir sobre estas questões tão importantes para mudanças no contexto escolar, é preciso analisar a efetiva integração das tecnologias na educação levando em conta que não devemos abandonar as práticas pedagógicas ditas por muitos, como velhas, mas, sabermos adequar de acordo com as necessidades reais de cada clientela. Também, é importante lembrar que essas possíveis possibilidades de mudanças e contribuições das tecnologias vêm potencializar uma melhoria no ensino, na aprendizagem e na gestão da sala de aula.
Poliana

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Identificação e Relato

Identificação_unidade3_ativ3a_polianaar

a) Identificação: Ciências e Língua Portuguesa
Nome da aula: Cuidado do Corpo ( higiene pessoal)
Evidencias: Foi à participação dos alunos nas atividades propostas
• LEITURA DE GRAVURAS RELACIONADAS COM O ASSUNTO;



• Vídeos relacionados com o tema:
Higiene em desenhos
A Ilha da Higiene
Banho é Bom Castelo RA TIM BUM
Higiene Pessoal
• Perguntas aos alunos:
• Respostas dos alunos:
Qual a importância do banho?
R= É importante tomar banho para ficar limpo, cheiroso e cuidar da nossa higiene pessoal.
Por que devemos tomar banho todos os dias?
R= A higiene do corpo é de fundamental importância para a saúde, por isso devemos tomar banho todos os dias.
Do que precisamos quando vamos tomar banho?
R= água, sabonete, bucha, toalha, pente, xampu, escova, creme dental e roupa limpa...
Será que o banho é a única forma de demonstrarmos higiene?
R= Existe outras formas que também demonstrarmos higiene, que são:
• Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir.
• Conservar as mãos limpas, e lavá-las antes das refeições e após usar o banheiro.
• Beber água somente filtrada ou fervida.
• Andar sempre calçado.
• Conservar as unhas curtas e limpas.
• Alimentar-se bem.
• Lavar os alimentos que podem ser comidos crus.
• Praticar exercícios físicos, pois ajudam a manter a saúde.
b) Reflexão - relato
- Como ocorreu à aplicação dessa atividade com os alunos?
R= Através de aulas explicativas e dialogadas;
Utilização e exposição de gravuras;
Visualização de vídeos:
Leitura das imagens relacionadas com o assunto
Perguntas aos alunos;
Respostas dos alunos;

- Como foi à receptividade?
R= Foi boa;

- Despertou interesse e provocou questionamentos na turma?
R= Sim;

- O que você aprendeu com essa atividade?
R= Aprendi os cuidados básicos e mais informações sobre higiene pessoal e saúde do corpo.

Poliana André Rangel

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Plano de Aula

Unidade_3¬¬_Atividade 1_com_material_digital_polianaar.

Plano de Aula
Escola Estadual Denise Gomide Amui
2º ao 5º ano
Sala de Recurso Multifuncional Tipo 02

Cursista: Poliana André Rangel
Curso: Ensinando E Aprendendo Com As Tic - Eproinfo

Disciplina: Ciências e Língua Portuguesa
26/ 10/ 2010
Araguatins-TO
Cuidado do corpo (higiene pessoal)
Estrutura Curricular

Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
• Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Aprender cuidados básicos de higiene.
• Duração das atividades
3 horas-aula

• Estratégias e recursos da aula
• PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Se uma pessoa não se valoriza, ela não se cuida. Os cuidados pessoais incluindo a higiene são de fundamental importância para termos boa saúde.
PROBLEMATIZAÇÃO



• Vídeo da TV Escola: Cuidados com o corpo
• Perguntas aos alunos:
Qual a importância do banho?
Por que devemos tomar banho todos os dias?
Do que precisamos quando vamos tomar banho?
Será que o banho é a única forma de demonstrarmos higiene?

INSTRUMENTALIZAÇÃO
A higiene do corpo é de fundamental importância para a saúde. Muitas doenças, principalmente as de pele, surgem pela falta de higiene.
A primeira coisa a ser ensinado às crianças e jovens é manter o corpo asseado e perfumado e as roupas limpas, isso deve partir de casa para a escola.
A higiene é necessária para a nossa saúde.
Cuidados com o corpo:
• Tomar banho diariamente e usar roupas limpas.
• Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir.
• Conservar as mãos limpas, e lavá-las antes das refeições e após usar o banheiro.
• Beber água somente filtrada ou fervida.
• Andar sempre calçado.
• Conservar as unhas curtas e limpas.
• Alimentar-se bem.
• Lavar os alimentos que podem ser comidos crus.
• Praticar exercícios físicos, pois ajudam a manter a saúde.
• Dormir regularmente e em quarto arejado.
Vídeos:
• A forma correta de escovação.
• Como limpar as orelhas.
• Como manter os cabelos limpos.
• Como cuidadar das mãos, pés e unhas.














ROTEIRO DE DISCUSSÃO:
1. Existem algumas diferenças entre homens e mulheres, mas será que na hora da higiene essas diferenças existem?
2. De que forma a falta de higiene pode causar mal a nossa saúde?
3. Será que as mulheres têm mais atenção com a higiene pessoal do que os homens?

Todos devem cuidar da nossa higiene, pois a falta dessa poderá causar malefícios para nossa saúde.
Agora que todos já sabem os cuidados básicos de higiene que devemos ter com nosso corpo, vamos colocar em prática o que aprendemos.
ATIVIDADES
1. Vamos trazer para a escola: bonecas, banheiras, produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu, etc.), toalhas e daremos um banho em nossos brinquedos. Usando tudo o que se aprendeu sobre a higiene do corpo.
2. Pedir para que os alunos desenhem produtos que representem cuidados com a higiene pessoal. Após desenharem cada um deverá recortar os desenhos e juntos vamos montar um móbilo de produto de higiene.

Podemos trabalhar os cuidados parte por parte do corpo.
Todos devem cuidar da nossa higiene, pois a falta dessa poderá causar malefícios para nossa saúde.
Agora que todos já sabem os cuidados básicos de higiene que devemos ter com nosso corpo, vamos colocar em prática o que aprendemos.

1. Pedir para que os alunos desenhem produtos que representem cuidados com a higiene pessoal. Após desenharem cada um deverá recortar os desenhos e juntos vamos montar um móbilo de produto de higiene.
Podemos trabalhar os cuidados parte por parte do corpo.
CARTAZ
Cuidados básicos com nosso corpo são de fundamental importância para nossa saúde por isso não devemos esquecer de, tomar banho todos os dias, escovar os dentes ao se levantar, antes de dormir e após as refeições, manter nossas unhas e cabelos sempre cortados, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro e manter nossa orelha bem limpa.
RECURSO:
• Caderno
• Caneta
• Lápis
• Notebook
• Internet
• Vídeos
• Data show

REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM

REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM

Foi bastante significativo o planejamento da aula com material digital, tanto para os alunos quanto para a professora. Os recursos proporcionados pelo Programa TV Escola e Portal do Professor propiciaram momentos de ação-reflexão.

Através do material digital foi possível enriquecer a aula, trabalhando a sensibilização, o envolvimento e a necessidade de mudança de postura no ambiente escolar.

Quanto a mim, como educadora, me senti bastante motivada ao planejar e executar uma aula utilizando material digital, pois me entusiasmei cada vez mais à medida que os recursos disponíveis foram enriquecendo minha aula, possibilitando experimentar vários caminhos até achar o que fosse mais satisfatório.


Me senti, também, mais subsidiada no meu trabalho ao poder dialogar com diversos e interessantes autores sobre o tema da aula, através dos portais disponíveis para o professor, os quais ofereceram maior embasamento tanto teórico quanto prático, proporcionando a satisfação de ter realizado um trabalho articulado e contextualizado. Enfim, durante esta aula, pude compreender o quanto as inovações tecnológicas podem ser nossa excelente parceira na busca por uma escola a cada dia melhor.


Poliana

domingo, 15 de agosto de 2010

Planejando atividade com hipertexto ou internet

COMENTÁRIO SOBRE HIPERTEXTO

COMENTARIO SOBRE HIPERTEXTO:


É legal o hipertexto, enquanto em um livro você página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões.
Poliana

Hipertexto

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ALUNO REALIZANDO ATIVIDADE DE MATEMATICA...